Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno de Alto Araguaia realiza atividades para incentivar a amamentação

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno (CAAM) de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) deu início à programação da campanha Agosto Dourado, que visa o incentivo, apoio e proteção à amamentação direto do peito da mãe. As ações realizadas por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social junto do programa municipal Cegonha Araguaiense, envolve palestra virtual, mamaço, capacitação e entrega de kits maternidade. As atividades são voltadas para as gestantes, puérperas, lactantes, sociedade e profissionais de saúde e assistência social.

O mês é um reforço nas ações já desenvolvidas pela CAAM durante todo o ano. O trabalho realizado pelo Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno de Alto Araguaia já é referência no Estado pelos resultados alcançados. Além de oferecer maior saúde às crianças e às mães, o apoio à mulher na fase puerpural gerou economia com menos uso de remédios e leite em fórmula.

“Por meio da gestão do prefeito Gustavo Melo conseguimos instituir este serviço de referência no município. O nosso objetivo é auxiliar, dar suporte para que o aleitamento aconteça. É um trabalho de acolhimento e orientação às famílias, com total dedicação pelos profissionais”, frisa a primeira dama de Alto Araguaia, Priscila Dourado Martins.

De acordo com a coordenadora da CAAM, Shirley Lopes, a campanha Agosto Dourado consegue obter maior alcance para que as pessoas entendam a importância do aleitamento materno. “O nosso trabalho é o ano todo, porém concentramos esforços em ampliar e chamar a sociedade a entender a importância da amamentação materna na campanha. Considerado como padrão outro, o leite da mãe está diretamente ligado à redução da mortalidade infantil, em função de todas as propriedades e proteção que traz para as crianças ao longo da vida”, explica a coordenadora.

Uma vez que o uso de leite em fórmula coopera para o surgimento de doenças, a Organização Mundial de Saúde (SMS) e o Ministério da Saúde, recomendam que a criança à partir dos seis meses se alimente com alimentação complementar saudável e continue mamando no peito até os dois anos ou mais. A orientação visa que a criança cresça saudável, livre de doenças como alergias, gastroenterites, obesidade, diabetes, câncer entre outros.

PROGRAMAÇÃO - A programação virtual e presencial envolve atividades orientativas, educativas e de capacitação. Durante a semana, a Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno fará uma capacitação com profissionais da saúde diretamente nas Unidades Básicas e Hospital Municipal.

Nesta segunda-feira (02), acontece uma palestra voltada às gestantes com o tema central da campanha: “Proteger a Amamentação, uma responsabilidade de todos”. Na ocasião, a Secretaria de Assistência Social fará a entrega de kits maternidades por meio do programa municipal Cegonha Araguaiense.

Aberta à sociedade, as equipes realizam uma palestra virtual na quinta-feira (05) sobre a importância do leite materno nos primeiros seis meses do ser humano e a introdução alimentar saudável. A palestra será transmitida pelo canal oficial da prefeitura no facebook.

Durante a semana, os grupos também farão a divulgação de depoimentos das lactantes, orientações de profissionais e um mamaço virtual.