Com classificação moderada, Alto Araguaia tem novas medidas voltadas ao comércio

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Com nível moderado em relação à classificação de risco atualizado pelo Governo de Mato Grosso no boletim epidemiológico 127 quanto a Covid-19, Alto Araguaia (MT) tem novas medidas voltadas ao comércio. De acordo com o Decreto Municipal nº 53 desta terça-feira, 14 de julho, os estabelecimentos destinados à venda de alimentos prontos para o consumo poderão funcionar até às 23h59, desde que continuem a seguir com ações de prevenção e segurança.

“Todas as medidas adotadas pelo município, o apoio do comércio local no cumprimento das normativas, das equipes que atuam na linha de frente na saúde, fiscalização e outros setores, e o apoio da comunidade, deram resultados”, comenta o prefeito Gustavo Melo. Diante do cenário, o gestor alertou ainda que mudanças podem acontecer se o número de casos aumentar. “Por mais que temos flexibilizado normas, todos devem continuar consciente das medidas, continuar a prevenção e evitar aglomeração. É questão de saúde coletiva”, disse.

O novo documento permite que estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes e similares atendam presencialmente, porém devem adotar controle de fluxo, delimitação de espaçamento mínimo de 2 metros no chão e entre as mesas, assim como manter apenas duas cadeiras por mesa. A permanência dos consumidores no local deverá limitar a 30 minutos após a entrega dos alimentos. O uso de máscara segue obrigatório, assim como meios de higienização na entrada e dentro do comércio.

No sistema self-service, deverá ser fornecido luvas descartáveis, acondicionar talheres e guardanapos em embalagens individuais. O acesso será permitido após higienização. Os clientes poderão retirar as máscaras somente quando estiverem em refeição à mesa.

O decreto ainda proíbe a venda de bebidas alcoólicas por estes estabelecimentos, bem como o uso de bisnagas e recipientes de uso coletivo para fornecimento de molhos.