Apresentação da proposta foi feita na última semana nos municípios de Alto Araguaia e Alto Taquari
Alto Araguaia, MT – A implantação de duas praças de pedágios na MT-100 até a divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul dividiu opiniões no extremo Sul de Mato Grosso. A rodada de audiências públicas capitaneada por uma equipe do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) para apresentar os estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira, social e operacional aconteceu na última quinta-feira (08) nos municípios de Alto Taquari e Alto Araguaia. O modelo de concessão rodoviária já é utilizado em várias rodovias no Estado.
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Equipe da Setpu durante apresentação da proposta de concessão rodoviária de 95 km da MT-100, trecho entre Alto Araguaia e Alto Taquari[/caption]
Em Alto Araguaia, poucas pessoas foram até a Câmara Municipal de Vereadores acompanhar de perto a apresentação da proposta. As autoridades locais, porém, estiveram em grande número e mostraram-se preocupados com a proposta, principalmente do impacto que poderá causar a pequenos produtores e empresas instaladas ao longo da MT-100. O trecho que será concedido à iniciativa privada é de cerca de 95 km até a divisa com Mato Grosso do Sul.
Conforme apresentado durante a audiência, a tarifa terá teto de R$ 2,50 sob concessão por um prazo de 30 anos, podendo oscilar dependendo do movimento. Os investimentos nas praças de pedágios e bases operacionais será de mais de R$ 7,6 milhões, com a criação de 50 postos de trabalho. Segundo a equipe da Setpu, a privatização tem como objetivo proporcionar rodovias com mais segurança e conforto aos usuários.
“Discutimos a concessão mediante da cobrança de pedágio da MT-100 onde o Governo de Mato Grosso pretende conceder à iniciativa privada a responsabilidade de fazer a manutenção e conversão deste trecho. Apresentamos a tarifa que a população usuária pagará em cada praça de pedágio. Serão duas praças ao longo deste trecho. É importante colocar que esta é uma modalidade em que o Governo do Estado está fazendo investimentos em torno de R$ 42 milhões na restauração e deixa-la em perfeito estado de utilização. O pedágio será implantado somente para suportar as despesas de manutenção e conservação depois que concluída as obras de restauração”, disse José Márcio Guedes, secretário adjunto de Estado de Transportes.
O vice-prefeito Américo Alves Filho (PSD) representou o prefeito Maia Neto (PR) durante a audiência. Ele se mostrou preocupado em relação à atual situação da MT-100. Atualmente, está sendo feita apenas ações de tapa-buraco visando mitigar a dificuldade de tráfego pela estrada que liga ao município de Alto Taquari e também uma das rotas de saúde para a região Sudoeste do País.
“Até discuto que o pedágio é interessante e o melhor para termos uma rodovia de qualidade. Não discutimos preço de pedágio e sim qualidade da rodovia. É para isso que tivemos esse momento oportuno para chegarmos a um consenso e assim fazer a resolução se teremos ou não teremos pedágio e o que é melhor para o nosso município”, explicou. Américo também defendeu a isenção de pagamento do pedágio aos produtores, principalmente assentados da agricultura familiar.
Durante o encontro, porém, não foi mencionado em quanto tempo serão iniciadas as obras para instalação das praças de pedágio. Uma empresa terceirizada, que será conhecida por meio de licitação, ficará a cargo do funcionamento das praças.
O secretário adjunto de Estado de Transportes, José Márcio Guedes, adiantou ainda que o governador Silval Barbosa (PMDB) virá a região nos próximos dias para lançar as obras de restauração da MT-100 até a divisa com Mato Grosso do Sul.