Cerimônia de entrega do CDI aos alistados será dia 26 na Câmara de Vereadores

Cerimônia de entrega do CDI aos alistados será dia 26 na Câmara de Vereadores
Apresentação da proposta foi feita na última semana nos municípios de Alto Araguaia e Alto Taquari Alto Araguaia, MT – A implantação de duas praças de pedágios na MT-100 até a divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul dividiu opiniões no extremo Sul de Mato Grosso. A rodada de audiências públicas capitaneada por uma equipe do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) para apresentar os estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira, social e operacional aconteceu na última quinta-feira (08) nos municípios de Alto Taquari e Alto Araguaia. O modelo de concessão rodoviária já é utilizado em várias rodovias no Estado. [caption id="attachment_27134" align="alignright" width="248"]DSC_4710 Equipe da Setpu durante apresentação da proposta de concessão rodoviária de 95 km da MT-100, trecho entre Alto Araguaia e Alto Taquari[/caption] Em Alto Araguaia, poucas pessoas foram até a Câmara Municipal de Vereadores acompanhar de perto a apresentação da proposta. As autoridades locais, porém, estiveram em grande número e mostraram-se preocupados com a proposta, principalmente do impacto que poderá causar a pequenos produtores e empresas instaladas ao longo da MT-100. O trecho que será concedido à iniciativa privada é de cerca de 95 km até a divisa com Mato Grosso do Sul. Conforme apresentado durante a audiência, a tarifa terá teto de R$ 2,50 sob concessão por um prazo de 30 anos, podendo oscilar dependendo do movimento. Os investimentos nas praças de pedágios e bases operacionais será de mais de R$ 7,6 milhões, com a criação de 50 postos de trabalho. Segundo a equipe da Setpu, a privatização tem como objetivo proporcionar rodovias com mais segurança e conforto aos usuários. “Discutimos a concessão mediante da cobrança de pedágio da MT-100 onde o Governo de Mato Grosso pretende conceder à iniciativa privada a responsabilidade de fazer a manutenção e conversão deste trecho. Apresentamos a tarifa que a população usuária pagará em cada praça de pedágio. Serão duas praças ao longo deste trecho. É importante colocar que esta é uma modalidade em que o Governo do Estado está fazendo investimentos em torno de R$ 42 milhões na restauração e deixa-la em perfeito estado de utilização. O pedágio será implantado somente para suportar as despesas de manutenção e conservação depois que concluída as obras de restauração”, disse José Márcio Guedes, secretário adjunto de Estado de Transportes. O vice-prefeito Américo Alves Filho (PSD) representou o prefeito Maia Neto (PR) durante a audiência. Ele se mostrou preocupado em relação à atual situação da MT-100. Atualmente, está sendo feita apenas ações de tapa-buraco visando mitigar a dificuldade de tráfego pela estrada que liga ao município de Alto Taquari e também uma das rotas de saúde para a região Sudoeste do País. “Até discuto que o pedágio é interessante e o melhor para termos uma rodovia de qualidade. Não discutimos preço de pedágio e sim qualidade da rodovia. É para isso que tivemos esse momento oportuno para chegarmos a um consenso e assim fazer a resolução se teremos ou não teremos pedágio e o que é melhor para o nosso município”, explicou. Américo também defendeu a isenção de pagamento do pedágio aos produtores, principalmente assentados da agricultura familiar. Durante o encontro, porém, não foi mencionado em quanto tempo serão iniciadas as obras para instalação das praças de pedágio. Uma empresa terceirizada, que será conhecida por meio de licitação, ficará a cargo do funcionamento das praças. O secretário adjunto de Estado de Transportes, José Márcio Guedes, adiantou ainda que o governador Silval Barbosa (PMDB) virá a região nos próximos dias para lançar as obras de restauração da MT-100 até a divisa com Mato Grosso do Sul.