Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA
567 Acessos
Os beneficiários do Bolsa Família devem realizar a pesagem e atualizar os dados escolares dos alunos incluídos no programa. Obrigatório, as famílias que deixarem de cumprir as obrigações correm o risco de ter o benefício cancelado.
Os pais das crianças e adolescentes que são matriculados na rede pública de ensino (municipal e estadual), devem solicitar uma Declaração Escolar de atestado de matrícula. Com o documento em mãos, o responsável deve encaminhar até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar os dados e comprovar a matrícula.
“Quando o aluno muda de escola e essa mudança não é registrada no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, não é possível acompanhar a frequência escolar e se o beneficiário cumpre ou não a condicionalidade da educação. Infelizmente temos muitos casos em nosso município”, explica a coordenadora do Cras, Nelcy Pio Peron.
O mesmo acontece com o acompanhamento nutricional dos beneficiários. Crianças menores de 7 anos, mulheres entre 14 e 44 anos e gestantes devem realizar a pesagem obrigatória. O procedimento da pesagem acontece em todas as Unidades de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Em alerta, o CRAS orienta aos beneficiários que qualquer mudança na situação familiar, não só na transferência ou ingresso na escola, mas também aumento da renda, nascimento de um filho e mudança de endereço, que procure o órgão para a atualização do cadastro.