Audiência Pública para instalação da fábrica de celulose em Alto Araguaia deixa população e empresários otimistas

O evento aconteceu na última sexta-feira e atraiu mais de 1,5 mil pessoas.

Por Ana Clara de Souza (Estagiária) | Asseco

Monique Espósito (Estagiária Assecom/AIA)

Durante a esperada audiência pública para debater os Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais (Eia-Rima) da futura instalação da Fábrica de Celulose em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), moradores, empresários e representantes de órgãos e instituições do município ficaram otimistas com o empreendimento. O evento aconteceu na última sexta-feira (22) e atraiu mais de 1,5 mil pessoas. Conforme o governo de Mato Grosso, a fábrica deve ser o maior investimento privado do Estado, estimado em R$ 12 bilhões. Segundo o empreendedor Gilberto Flávio Goellner, Alto Araguaia tem todas as características para receber a fábrica Euca Energy.

O empresário e pecuarista do município José Aparecido, diz estar “surpreso com o poder de mobilização do prefeito Gustavo Melo” para a audiência. “Está me surpreendendo. Eu tive que estacionar a cinco quadras para chegar aqui. Ele teve um poder de mobilização muito grande. Com esse volume de pessoas que compareceram aqui é a prova viva da expectativa que o araguaiense está em relação ao desenvolvimento tanto da nossa cidade como da região Sul num todo”, acredita.

Para o ex vice-prefeito e empresário da cidade, Américo Alves Filho, a implantação da fábrica no município beneficiará todo a região além de ampliar o setor industrial. “A classe empresarial está muito otimista e deseja parabéns ao prefeito Gustavo Melo que tem se empenhado nesses anos para trazer algo diferente para a gente, para assim desenvolver mais o nosso município”, pontua o empresário.

O presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Isaias Gomes Damacena, vê a instalação da fábrica como crescimento para vários setores. Segundo ele, irá trazer mais renda e emprego para todos os setores e não apenas para a parte industrial. “Eu vejo como um passo muito importante na área da agricultura familiar não só para os pequenos, mas para grandes e médios também. Será um marco fundamental na nossa cidade que fará o desenvolvimento tanto na economia, na habitação, e no crescimento de consumo do próprio município. Iremos arrecadar mais”, destaca o presidente.

Alberto de Jesus Araújo, representante do Estado das Industrias de Mato Grosso, pontuou sobre a magnitude do investimento para toda a população, afirmando ser uma ótima iniciativa. “Temos como exemplo a fábrica de celulose instalada em Mato Grosso do Sul que gerou inúmeros empregos diretos e indiretos para a comunidade, e aqui em Alto Araguaia não será diferente, estará beneficiando o crescimento de toda a região”, diz Alberto.

Além de atrair grande número de pessoas, a audiência pública coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) mobilizou dezenas de autoridades políticas, como o governador Mauro Mendes (DEM); o prefeito Gustavo Melo (PSB); o vice-prefeito Freud Fraga (DEM); presidente da Câmara de Vereadores de Alto Araguaia Jorge Melo, vereadores; deputados federais Juarez Costa, Neri Geller e José Medeiros; os deputados estaduais Nininho, delegado Claudinei, Xuxu Dal Molin e Thiago Silva; além da secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA) Mauren Lazzaretti. Também marcaram presença os prefeitos das cidades Ribeirãozinho, Ronivon Parreira; de Araguainha, Silvio José de Morais; de Alto Garças, Claudinei Singolano; de Itiquira, Humberto Bortolini, o Betão; de Tesouro, Antônio Leite Barbosa; de Guiratinga, Humberto Domingues; de Ponte Branca, Humberto Nigueira.

A FÁBRICA - A fábrica da Euca Energy tem previsão de funcionamento em 2021 e 24 meses para conclusão. Em funcionamento, terá capacidade para produzir 2 milhões de toneladas de celulose branqueada por ano e terá capacidade de produzir 372 MW de energia para o próprio consumo e 171 MW de excedente para venda. Na instalação é esperado média de 4 mil vagas de emprego com pico de até 8 mil oportunidades. Já na operação a Euca deve empregar média de 1200 pessoas.