Audiência apresenta relatório quadrimestral de 2017 e aponta R$ 10,7 milhões investidos na saúde em Alto Araguaia

Audiência aconteceu na Câmara Municipal de Alto Araguaia.

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Marcos Cardial | Assecom/AIA

Com objetivo de apresentar o Relatório de Prestação de Contas da Saúde do segundo quadrimestre de 2017, a Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (28) uma audiência pública de prestação de contas dos investimentos na saúde. O objetivo foi atender os princípios da Transparência na Gestão Fiscal e apresentar a execução orçamentária.

De acordo com o relatório, foram investidos na saúde R$ 10.736.177,99 entre os meses de maio e agosto. O montante é oriundo de recursos próprios e repasses dos governos do Estado e Federal. Somente na atenção básica foram aplicados R$ 3.405.250,53. Em alta e média complexidade o total foi de R$ 6.536.891,46. Em suporte profilático e terapêutico (saúde preventiva) R$ 652.676,60, enquanto que as ações de vigilância em saúde somam R$ 141.359,40.

Os recursos aplicados com o pagamento de pessoal e encargos na estrutura de saúde totalizou R$ 6.899.857,03. Durante a audiência também foram abordados números do encaminhamento de pacientes para atendimento especializado fora do município. Foram 26 para dermatologista, 143 para ortopedista, 62 para oftalmologista, 35 para otorrino, 09 pacientes para mastologista, 50 para neuro pediatria, 21 para pneumologista, 42 para psiquiatra, 27 para cirurgião geral, outros 37 para urologista, 66 para neurologista, 21 pacientes para gastroenterologista, 50 para endocrinologista e outros 41 para angiologista, totalizando 630 encaminhamentos em quatro meses.

O secretário de saúde de Alto Araguaia, Moisés Borges Rezende Júnior, o Torão, reforçou que o encontro dá transparência às ações na área de saúde e tem por objetivo garantir a correta aplicação e fiscalização dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), dos repasses do Governo do Estado e dos investimentos em recursos próprios, além de abrir espaço para discussões e sugestões com a finalidade de aprimorar o atendimento e a prestação dos serviços na saúde municipal.

“É para demonstrar e deixar evidente de que forma é utilizado os recursos da saúde do município de Alto Araguaia.  Cumprimos um termo legal da Lei Complementar 141/12, que coloca que a saúde tem que vir a Câmara de Vereadores a cada quatro meses. Então esse momento é para avaliarmos as ações de saúde. De certa forma é uma avaliação, uma prestação de contas para comunidade e principalmente avaliar e monitorar as políticas de saúde para o futuro”, disse o secretário.

Participaram o encontro o chefe de gabinete da prefeitura, Welton Cardoso Vilela, representando o prefeito Gustavo Melo (PSB), que cumpre agenda em Brasília; vereador Henrique Pyter, representante da Câmara de Vereadores; o presidente do Sindicato Rural de Alto Araguaia, João Dias; o presidente do Conselho de Saúde, Paulo Sérgio; profissionais da saúde e representantes das secretarias de Saúde