Assistência Social fortalece apoio às gestantes e à promoção ao aleitamento materno

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Mamaço ao ar livre realizado em agosto de 2022 durante campanha no mês de conscientização ao aleitamento materno

Ações estratégicas de promoção, proteção e apoio à amamentação e às mulheres em fase gestacional até o nascimento do bebê, são fortalecidas em Alto Araguaia (MT). Por meio do Programa Cegonha Araguaiense, o município já realizou mais de 520 entregas de kits maternidade e mais de 700 acompanhamentos de gestantes desde 2019. O programa possibilitou ainda a redução do uso de fórmulas infantis estimulando o aleitamento materno.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEADS), o trabalho atua em rede com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A primeira fase ocorre no pré-natal, onde a gestante é atendida na unidade básica e passa a ter acompanhamento com oficinas, palestras e rodas de conversa sobre gravidez de risco, cuidados com a nutrição da mãe, amamentação, entre outros.

Com o parto marcado, as gestantes recebem um kit maternidade composto por macacão, luva, meia, body, cueiro, fralda, manta e bolsa de vinil. A maior parte dos partos são realizados pelo município, no Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney.

Do parto, pós-parto até os 28 dias de puerpério, são realizadas visitas domiciliares de apoio à amamentação. A mulher trabalhadora também recebe o apoio no ambiente de trabalho.

Em todas as fases do Programa, a mãe tem apoio psicológico, nutricional, econômico e físico. Os resultados alcançados seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, possibilitaram que Alto Araguaia se tornasse referência em Mato Grosso, sendo o único a possuir comissão de aleitamento materno, segundo Escritório Regional de Saúde Sul.

“Todas as atividades e materiais são ofertadas como estratégia de política pública séria e com responsabilidade social. O nosso objetivo é cuidar da mulher durante o ciclo de gravidez, humanizando o atendimento e promovendo a saúde da mãe e da criança”, cita a primeira dama e secretária de Assistência Social, Priscila Dourado.

Conforme a gestão do Programa, foi constatada adesão de 90% das mulheres amamentando seus filhos exclusivamente até os 6 meses de vida.

Grávida de gêmeos, Tatiane Carvalho foi uma das mamães atendidas pelo Cegonha Araguaiense. Para a beneficiária, os kits e o apoio recebido ajudaram na chegada dos bebês, em abril deste ano. “É uma ajuda necessária pois com dois filhos não é fácil. O gasto acaba sendo muito grande. É muito emocionante receber este auxilio da Prefeitura”, diz.