Assistência Social em parceria com Justiça do Trabalho realiza entrega de materiais para curso de corte e costura e artesanato

Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom/

Profissionalizar mulheres para o mercado de trabalho. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) de Alto Araguaia (MT) lançou o projeto de corte e costura e artesanato. A iniciativa tem parceria com a Justiça do Trabalho, onde foram adquiridos e entregues diversos materiais para os cursos nesta quarta-feira (19), como tecidos, tesouras, agulhas. O projeto possui incialmente 15 mulheres integrantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), onde terá duração de seis meses.

Conforme explica a primeira dama do município, Priscila Dourado Martins, o projeto elaborado foi possível após ter parecer positivo com a Justiça do Trabalho. “Temos a agradecer a Drª Karina na aprovação dos projetos sociais encaminhados que vem de encontro a atender a população, em especial quem mais necessita. Políticas públicas efetivas onde dão a oportunidade para se profissionalizar e gerar renda”, complementa. O projeto ainda recebe apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que certificará as inscritas ao final do curso.

Para juíza do Trabalho, Karina Correia Marques Rigato, é fundamental a comunhão entre os poderes públicos e a iniciativa privada. A magistrada explica que a Justiça do Trabalho fez a destinação de valores de condenações em ações coletivas em dano moral coletivo em prol de projetos sociais. “Com este trabalho, realizamos a aquisição dos materiais para confecções das roupas. Em contrapartida o município forneceu os maquinários e as professoras prestaram serviços voluntários”, cita.

A dona de casa, Maria Auxiliadora Rodrigues Pereira, moradora do Bairro Aeroporto, participa das reuniões do PAIF e já realizou mais de cinco cursos profissionalizantes. Ela conta que fez corte e costura, mas se inscreveu novamente para aperfeiçoar a técnica. “Eu gosto muito, são as únicas horas que temos para estar entre amigas e aprender algo novo. O curso também vai contribuir para a renda, estou desempregada e tendo uma profissão é mais fácil. Tudo que aparece é bem-vindo”, contou.

Os interessados devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que fica localizado na Avenida Vereador João Ferreira Neves, Vila Aeroporto ou pelo telefone (66) 3481-3037.