Assistência Social discute com Governo de MT ampliação do Programa Pró-Família em Alto Araguaia

Secretária Priscila Dourado Martins e a assistente social Tatiana Albuquerque Gulo em reunião com a secretária de Estado de Assistência Social Mônica Camolezi

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A Prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, fez gestão junto ao Governo do Estado de Mato Grosso para ampliar o Programa Pró-Família. O assunto foi tratado nesta quarta-feira (21) em Cuiabá entre a secretária Priscila Dourado Martins e a assistente social Tatiana Albuquerque Gulo com a secretária de Estado de Assistência Social Mônica Camolezi.

“Tivemos uma reunião proveitosa. Viemos em busca de ações e benefícios para a população atendida pela Assistência Social. Um dos assuntos debatidos foi o aumento do número de famílias atendidas pelo Programa Pró-Família, assim como outros benefícios”, ressalta a secretária de Alto Araguaia.

Em Alto Araguaia são 144 beneficiados pelo programa, que garante o repasse de R$ 100,00 para uso exclusivo em alimentação, sendo proibida a aquisição de bebida alcoólica, produtos à base de tabaco, combustíveis e cosméticos. O programa foi criado com o intuito de atender famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social com a intenção é de reduzir a desigualdade e criar uma rede de proteção social.

“Nossa política é investir no social. Discutimos com o Governo do Estado a ampliação do programa em nossa cidade e saímos bastante otimistas. Esperamos em breve anunciar novidades”, disse o prefeito Gustavo Melo.

REUNIÃO CIB – Nesta quinta-feira (22) a secretária Priscila Dourado e a assistente social Tatiana Albuquerque participaram da primeira reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) no Auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa. O encontro teve objetivo discutir políticas públicas e planejar ações de assistência social para 2018, bem como pactuar agendas de execução.

Na ocasião a secretária apresentou demandas de Alto Araguaia e buscou melhorias para ampliar o atendimento da assistência social no município com o desenvolvimento de mais projetos sociais para crianças, adolescentes e familiares.

No município é desenvolvido pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende cerca de 90 crianças com oficinas de música, balé, artesanato, esporte, capoeira, tênis, além de disponibilizar cursos para grupos de pais pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Também é feito pela Assistência Social o acompanhamento do Grupo da Melhor Idade com a equipe multidisciplinar do CRAS com assistente social, psicóloga e orientadora Social.