Assistência Social: cerca de 400 famílias serão beneficiadas com Ser Família Emergencial em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo (PSB), e a primeira dama e secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Priscila Dourado, assinaram no final da tarde de sexta-feira (9) o termo de compromisso junto do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), para beneficiar cerca de 400 famílias com o Programa Ser Família Emergencial. Cada família vai receber R$ 150,00 através de um cartão-alimentação por um período de três meses. A iniciativa visa conter os efeitos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A seleção das famílias ocorreu através de filtragem dos inscritos no Cadastro Único das Políticas Sociais Brasileiras do Ministério da Cidadania (CadÚnico) do Ministério da Cidadania e também abrangerá os beneficiários do Bolsa Família. Em todo Estado, a estimativa é atender cerca de 100 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Somente com auxílio do Programa Ser Família Emergencial, a estimativa é que o impacto positivo na economia local seja de R$ 60 mil/mês, totalizando 180 mil no período de três meses. Conforme o Governo de Mato Grosso, o Ser Família Emergencial será concedido às famílias com renda mensal per capita de até R$ 89,00 e será permitida a concessão de um benefício por família. Famílias consideradas em estado de extrema pobreza tem preferência na concessão do benefício. O pagamento será feito preferencialmente à mulher e o auxílio será destinado exclusivamente para compra de alimentos, sendo proibida a aquisição de bebidas alcoólicas, produtos à base de tabaco, cosméticos e combustíveis.

“É uma medida extremamente importante. Agradeço a primeira dama Virgínia, a secretária Rosamaria Carvalho e o governador Mauro Mendes. É um recurso que fará a diferença, especialmente neste momento delicado de pandemia, em que as famílias necessitam cada vez mais de amparo e assistência”, disse a primeira dama e secretária de Assistência Social, Priscila Dourado.