APAE de Alto Araguaia terá sala de múltiplo uso

APAE de Alto Araguaia terá sala de múltiplo uso
[caption id="attachment_23091" align="alignleft" width="220"]dsc03389 Ensaios acontecem de segunda a sexta-feira na Escola Carlos Hugueney[/caption] Alto Araguaia, MT – De olho no aniversário de Alto Araguaia em 26 de outubro próximo e em outras apresentações é que a Fanfarra Municipal deu o pontapé nos ensaios, que acontecem regularmente na Escola Estadual Carlos Hugueney. A Secretaria Municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer (SEMEL), por meio da Coordenadoria de Cultura, estima que 58 jovens tenham se inscrito. A meta, porém, é de chegar aos 70 alunos. O som dos instrumentos remete à pátria e as batidas em sincronia vão abrilhantar os principais eventos em Alto Araguaia. Para isso os ensaios são fundamentais e acontecerem periodicamente uma hora por dia. O trabalho, por sinal, é desenvolvido numa parceria com a Escola Estadual Carlos Hugueney, que também sede instrumentos bem como o local para os ensaios. A prefeitura de Alto Araguaia efetuou a compra de material de consumo para ‘reforçar’ o trabalho, que tem atraído e chamado a atenção das pessoas. Os ensaios são conduzidos pelo instrutor Samuel Alves Pereira. A prefeitura também já planeja a confecção dos uniformes dos integrantes da Fanfarra Municipal. O instrutor é exigente e busca a perfeição que vai do ritmo nos pés a sincronia das batidas nos instrumentos. Os ouvidos e olhos do instrutor estão sempre atentos e qualquer batida fora de sintonia é percebida e imediatamente corrigida. “Estamos apenas no início dos ensaios. Acredito que em mais alguns dias todos os alunos da fanfarra estarão em sintonia total, o que nos possibilitará já levá-los para a rua para que possamos sincronizá-los como ocorre em um desfile cívico, por exemplo. É um trabalho que está apenas no início”, disse Samuel Pereira. Muitos alunos aproveitaram a oportunidade para se aproximar da música. Foi o caso de Gustavo Mariano Joly, 09. Estudante da Escola Municipal José Inácio Fraga, é tocador de surdo e iniciou recentemente os ensaios. Já Thanyele Ribeiro, 17, é experiente na fanfarra. Toca há cerca de oito anos. Iniciou tocando prato, passou para a caixinha e atualmente conduz as batidas do tarol. “Acho interessante. Descobri o gosto pela fanfarra através do meio pai”, explicou. Os ensaios da fanfarra municipal acontecem nas dependências da Escola Estadual Carlos Hugueney.