Alto Araguaia recebe visita e elogios de equipe técnica da Secretaria de Trabalho e Assistência Social

Alto Araguaia, MT – Tornar Alto Araguaia uma cidade mais verde, florida e sombreada para aumentar a qualidade de vida e as condições ambientais. São vários os objetivos que levaram a prefeitura do município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) a desenvolver um programa de plantio de mudas de árvores floríferas e frutíferas em parceria com alunos da rede municipal de ensino, Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário e Rotary Club. Os projetos “Adote Uma Árvore” e “Cidade Verde e Florida” são desenvolvidos diariamente e mudas são plantadas em pontos estratégicos da área central da cidade e também em margens de rios, córregos e outras áreas de preservação. [caption id="attachment_25028" align="alignleft" width="319"]DSC04133 Crianças recebem orientações quanto ao plantio bem como 'adotam' a planta para que dediquem cuidados ao crescimento das mudas[/caption] Os alunos da rede municipal de ensino, que já tem aulas sobre educação ambiental em sala de aula, saem da teoria para a prática. A cada etapa do plantio os profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano passam orientações sobre a importância de se plantar uma árvore, da preservação do meio ambiente e ainda o correto manejo quanto ao plantio da muda. Professores, alunos e comunidade local aprovaram a iniciativa que pretende atingir a marca de 5 mil árvores plantadas até fevereiro de 2014. O prefeito Maia Neto (PR) quer a secretaria efetuando o plantio diário de 20 mudas. O objetivo transformar Alto Araguaia em uma cidade verde, mais arborizada e que melhore a qualidade de vida da população. As espécies plantadas são todas nativas do cerrado. As turmas de alunos convocadas diariamente para o plantio das mudas são responsáveis pelo cultivo e cuidado, mas toda a população é convocada a zelar por elas, não permitindo que sejam arrancadas ou danificadas de algum modo. Assim que efetuam o plantio, os alunos ‘adotam’ a muda assinando o nome na estaca que protege a planta. A professora Patrícia de Souza, da Escola José Inácio Fraga, aprovou a iniciativa. “É importante desde cedo mostrar às crianças, que são a futura geração, a importância de se preservar o meio ambiente. Eles estão plantando, vendo de perto com se faz e a importância do cuidado. Com o plantio destas mudas todos estão saindo da teoria para a prática. Com isso [projetos de plantio] cria-se a consciência e todos vão crescer sabendo da importância da natureza e principalmente de saber valorizar o meio ambiente”, disse a professora. O plantio de 20 mudas da espécie Ipê feito pelos alunos aconteceu em uma área em frente ao Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa. O plantio das mudas em Alto Araguaia está sendo feito em um período estratégico justamente para aproveitar o período chuvoso na região, o que favorece a adaptação e o crescimento das plantas. Segundo Nelsoney da Costa Marques, a espécie de Ipê que vem sendo plantada pode chegar à primeira florada com até quatro anos e até seis metros de altura. Seu desenvolvimento, porém, depende de uma série de fatores que envolvem o cuidado e também as condições do clima da região. O secretário de Meio Ambiente, Jefférson Luiz Berigo, destacou o envolvimento dos alunos no plantio. O objetivo é de garantir um amplo trabalho de arborização na área central e em áreas degradadas às margens de rios e córregos. “Passamos a importância das árvores. Pesquisas apontam que cidades arborizadas conseguem diminuir até três graus a temperatura, sem contar os outros inúmeros benefícios proporcionados pelas árvores ao meio ambiente e também aos seres humanos. Alto Araguaia, com esses projetos, caminha para ser uma cidade arborizada e consequentemente mais florida no período da primavera. A responsabilidade com a preservação do meio ambiente é de todos nós. Cada um precisa fazer sua parte”, destacou.