Alto Araguaia recebe doação de máscaras de escudo facial e reforça segurança de profissionais da saúde

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Profissionais da saúde de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) receberam reforço na segurança diária no exercício da função e no enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19). Através do prefeito Gustavo Melo (PSB), o município recebeu a doação de 25 máscaras de escudo facial por meio de um conterrâneo que não quis se identificar. Os equipamentos doados foram entregues para o Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney e para Atenção Básica, onde serão usados no atendimento clínico e em casos suspeitos de covid-19.

A máscara protege todo o rosto e deve ser utilizado sobre outros equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscara cirúrgica ou N95, indicada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o doador, para a confecção que envolve a mão de obra e materiais, foi utilizado a tecnologia de Impressão 3D. Os protetores são de plástico de poliácido láctico (PLA), material compostável e 100% biodegradável, enquanto que a viseira transparente é feita de acetato. Cada máscara leva em média três horas para ser confeccionada. Outras 25 unidades devem chegar nas próximas semanas, totalizando 50 equipamentos.

“Recebi uma ligação falando do trabalho e do interesse em doar os materiais ao município. Neste momento de prevenção e enfrentamento à pandemia, é importante a união de todos. Ficamos felizes e agradecidos em receber estas máscaras. É um cuidado e carinho demonstrado para o nosso município, a nossa população, além de reforçar a segurança de nossos profissionais”, disse o prefeito Gustavo Melo.

Conforme explicam os infectologistas, a máscara é uma barreira física contra eventuais gotículas de secreções em procedimentos que podem gerar respingos na face que possam ir dos pacientes para os profissionais de saúde. Ainda, que o uso da máscara de escudo facial impede contaminação por dificultar o toque no rosto.