Alto Araguaia é o primeiro município a conceder adicional de periculosidade para vigilantes

Alto Araguaia, MT – A intensa chuva que atingiu a região dia 1º de março causou transtornos e prejuízos em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Além do alagamento de ruas e do asfalto danificado em algumas ruas pela força da enxurrada, três residências foram invadidas pela água na área central do município. À época, a prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), fez vistorias nas residências atingidas e emitiu um laudo técnico sobre os danos. Na tarde de segunda-feira (25/03) o prefeito Maia Neto (PR) entregou benefícios às famílias para recuperação dos imóveis. [caption id="attachment_19580" align="alignleft" width="319"]DSC02044 Chuvas causaram estragos nas residências[/caption] As fortes chuvas, seguidas de vendavais, alagaram duas residências na Rua Marechal Floriano Peixoto, área central de Alto Araguaia e provocaram danos na estrutura física com queda de uma varanda e fissuras na parede. No Bairro Aeroporto, na Avenida B, outra casa foi danificada com a chuva e a enxurrada derrubou parte de um muro. O objetivo com acompanhamento feito pelos técnicos foi de atender as famílias atingidas. Com os laudos, a prefeitura elaborou um Projeto de Lei que foi encaminhado e aprovado pela Câmara de Vereadores. Com a ação foram beneficiados os moradores Neuzeni Moreira da Costa, Tatiana dos Santos Ribeiro e Mara Correa da Silva, conforme Lei 3.086/2013. Somadas, a concessão dos benefícios soma quase R$ 8 mil às três famílias atingidas pela situação de emergência decorrente das chuvas no início do mês. “Os valores dos benefícios foram definidos através de avaliação estimada pelo Setor técnico da COMDEC às famílias servindo como auxílio para construção ou reparos. O objetivo foi de promover um auxílio a essas famílias”, disse o prefeito Maia Neto (PR). Os valores repassados tiveram como base o laudo emitido pela equipe técnica. O objetivo com o auxílio foi de garantir condições de moradias às famílias em razão da situação de emergência em decorrência das chuvas. “Neste laudo consta uma estimativa de quanto às pessoas gastariam para recuperar os imóveis danificados pelas chuvas”, explica o coordenador da Defesa Civil municipal, José Fabiano Dias de Souza.