Por Marcos Cardial | Assecom AIA
O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) está entre os finalistas da 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras, iniciativa do Governo de Mato Grosso organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). O reconhecimento conta ainda com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), do Parque Tecnológico Mato Grosso e apoio do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. A premiação destaca municípios que desenvolvem projetos inovadores e sustentáveis.
Nesta edição, 35 cidades inscreveram projetos, sendo permitido apenas um por município. Após a análise das propostas, Alto Araguaia conquistou vaga entre as 24 finalistas, divulgadas no início de agosto.
Na manhã desta sexta-feira (22.ago.2025), representantes do município apresentaram o projeto à Seciteci durante a fase de entrevistas. A iniciativa inscrita tem como título “Coleta, Reutilização, Reciclagem e Destinação Correta de Equipamentos Eletrônicos e Baterias Usadas”, desenvolvida em parceria com o campus local da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O projeto busca reaproveitar materiais, placas e componentes de eletrônicos para a criação de novos produtos, além de fomentar a produção de conhecimento científico, e realizar a destinação correta de materiais que poderiam contaminar o meio ambiente do município.
Na apresentação, realizada na Unemat, participaram o analista administrativo da Secretaria de Administração, Maximilian José Beijo Gonsalez; as secretárias municipais Kátia Simone Almeida (Educação e Cultura) e Virgínia Machado (Agricultura e Meio Ambiente); a vereadora Polleyka Fraga; o pesquisador Delcino Leandro Artico, mestre em Políticas Públicas na Educação Superior; o doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da US, professor Fernando Yoiti Obana; o doutor em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Carlos Alex Sander Juvêncio Gulo; o mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, professor Juvenal Silva Neto e o mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Lucas Kriesel Sperotto.
O Prêmio Cidades Inovadoras tem como objetivo estimular soluções que gerem impacto social, ambiental e econômico nos municípios de Mato Grosso. Os vencedores receberão benefícios como: Bolsa de Transferência de Tecnologia (BTT) nível 03, com a atuação de um pesquisador consultor técnico por até 12 meses no município vencedor; imersões presenciais no Smart City Week Curitiba e no Smart City Week Barcelona (Espanha); divulgação nacional e internacional em materiais e mídias digitais e impressas das instituições promotoras.
Os vencedores da 2ª edição serão anunciados em setembro.