Alto Araguaia chega a 97,34% de cobertura e recebe homenagem do Escritório Regional de Saúde

Município superou em 7,34% a meta prevista pelo Ministério da Saúde que era de 90%

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A Campanha de Vacinação contra Gripe (Influenza A e B, H1N1 e H3N2) terminou na sexta-feira (22) com uma boa notícia: a meta de imunização de 90% foi batida com sobras no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). De acordo com números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a cobertura na cidade chegou a 97,34%. De uma população de 3.607 pessoas dos grupos prioritários, 3.511 receberam a dose da vacina.

O bom desempenho na campanha foi reconhecido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Sul de Mato Grosso (CORESS) nesta terça-feira (26). A secretária de saúde Manoela Nunes de Souza, o coordenador de saúde bucal Carlos Alberto de Lima e coordenador das unidades básicas de saúde da zona rural Demerval Carvalho de Freitas receberam o Prêmio Excelência pela Meta Alcançada na Campanha de Vacinação Contra Influenza 2018.

“Em nome do prefeito Gustavo Melo quero agradecer a todos os profissionais envolvidos na campanha de imunização da influenza pelo resultado alcançado. Graças a Deus e a todos vocês atingimos a meta. Quero reforçar o empenho de todos os profissionais da saúde neste trabalho”, disse a secretária.

OS NÚMEROS – A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe foi prorrogada duas vezes. De acordo com o Ministério da Saúde os grupos prioritários para receber a vacina foram pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

Em Alto Araguaia, das 1.133 crianças de seis meses aos menores de cinco anos, 1.084 receberam a dose da vacina, totalizando 95,68% da cobertura. Entre trabalhadores da saúde a previsão era vacinar 319 profissionais, mas 360 receberam a dose, o que fez o município atingir 112,85%. Das 188 gestantes, 136 foram vacinadas, uma cobertura de 72,34%. Das 31 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) 25 foram atendidas pela campanha, cobertura de 80,65%. Entre os idosos, a previsão era 1.647, mas 610 foram vacinados, cobertura de 97,75% do público alvo. Entre professores, a estimativa era alcançar 289 profissionais, mas 296 receberam a vacina perfazendo uma cobertura de 102,42%.