Agências bancárias de Alto Araguaia se adéquam à Lei e instalam equipamentos de monitoramento

Trabalho vai envolver todas as escolas municipais. Alunos que cuidarem de muda que se desenvolver serão premiados [caption id="attachment_24436" align="alignleft" width="319"]DSC_9210 Meta é que alunos promovam o plantio de cerca de 4 mil mudas através do projeto[/caption] Alto Araguaia, MT – A prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) lançou nesta terça-feira (08/10) um programa que vai estimular o plantio de mudas de árvores. A proposta inicialmente leva o nome de “Adote uma Árvore” e promete envolver 1,6 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino bem como professores e demais profissionais da comunidade escolar. Para o trabalho foi firmada uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. O objetivo é de recuperar áreas degradas às margens dos córregos Boiadeiro e Gordura e no Rio Araguaia. Os alunos que se destacarem cuidando da muda que plantarem também serão premiados. A campanha, lançada pelo prefeito Maia Neto (PR), tem por objetivo melhorar o meio ambiente, bem como promover a recuperação de áreas degradadas e faz parte de um grande programa de educação ambiental que está sendo perpetrado pela administração municipal. O objetivo é de aproveitar o início do período chuvoso e promover o plantio de cerca de 4 mil mudas de espécies nativas do cerrado mato-grossense. A prefeitura pretende desencadear uma grande mobilização para o plantio destas 4 mil mudas. Vai disponibilizar ônibus para o transporte dos alunos, bem como ofertará todas as condições para que o plantio seja sucesso. Pela iniciativa, o aluno será responsável pelos cuidados e a planta vigorando receberá uma medalha de menção honrosa por sua contribuição ao meio ambiente. “Cada aluno tem que plantar sua árvore. Os alunos ganham com esse grande trabalho de educação ambiental. É uma possibilidade de despertarem a consciência sobre a importância de se preservar o meio ambiente. A questão ambiental tem um forte apelo. Por isso o nosso objetivo é envolver os alunos da rede municipal que são da futura geração. O período agora é apropriado ao plantio. Seis meses pós-plantio será feita uma vistoria e o aluno responsável pela muda que se desenvolver receberá uma premiação”, afirmou. Plantar 20 mudas por dia até fevereiro de 2014 De novembro deste ano a fevereiro de 2014, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano terá uma importante missão a cumprir: o plantio de 20 mudas de espécies nativas do cerrado por dia. O anúncio também foi feito pelo prefeito Maia Neto, que vai entregar um pick-up saveiro para que a secretaria desenvolva suas ações. Em uma conta rápida, levando-se em consideração os sábados e domingos, a previsão é que sejam plantadas cerca de 1,8 mil mudas em diversos pontos do município. Outro importante trabalho, esse desenvolvido em parceria com o Ministério Público, será uma campanha para o plantio de mudas de árvores frutíferas.