Acadêmicos do curso de geografia da UFMT visitam prefeitura de Alto Araguaia

Acadêmicos do curso de geografia da UFMT visitam prefeitura de Alto Araguaia
Atualmente são 71.630,04 km de rede de água. Obras vão solucionar problema nos bairros Maria da Graças e Jardim Novo Araguaia, bem como em outras regiões do município [caption id="attachment_21272" align="alignright" width="274"]DSC02647 Trabalhos já foram iniciados e devem durar cerca de 180 dias[/caption] Alto Araguaia, MT – Os moradores bairros Maria das Graças Souza Pinto e Jardim Novo Araguaia serão os maiores beneficiados com as obras de expansão e complementação da rede de água que estão sendo executadas no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso). Os investimentos somam mais de R$ 2,5 milhões por meio do Ministério da Saúde através de emenda do deputado federal Valternir Pereira (PSD-MT) e contrapartida da prefeitura. A obra teve início na primeira semana de junho. A previsão de conclusão é de 180 dias, prazo para que o tão sonhado projeto de universalizar o sistema de água finalmente se torne uma realidade. No bairro Maria das Graças Souza Pinto, além de obras de extensão da rede, serão construídos dois reservatórios: um com capacidade para 600 mil e outro para 100 mil litros d’água para atender, inclusive, um novo loteamento que será lançado provavelmente em 2014 também nas proximidades do Parque de Exposição Silvio José de Castro Maia. Já no Jardim Novo Araguaia, além da ampliação, as obras prevêem a implantação de um reservatório de água com capacidade de armazenamento de 100 mil litros, que será construído na sede da antiga escola do bairro. No total serão construídos mais 15 km lineares de rede de distribuição de água. Atualmente são 71.630,04 km, abastecidos por dois reservatórios na Divisão de Água e Esgoto (DIVAES) com capacidade de 500 mil litros cada, segundo dados abarcados no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Com as obras, o problema de falta de água, principalmente na parte alta da cidade e em bairros como Dom Bosco e Demellas, será solucionado. Isso porque a distribuição de água será por gravidade e não mais por bombeamento como é feito atualmente. O prefeito Maia Neto (PR) acredita que as obras concedem aos moradores melhor qualidade de vida. “A extensão de rede de água é um pedido antigo dos moradores desta região. É com enorme satisfação que estamos executando uma obra tão importante quanto essa. Vamos solucionar definitivamente o problema de água no município de Alto Araguaia. Quero ressaltar esta importante emenda do deputado Valternir Pereira, bem como destacar o importante apoio do senador Pedro Taques para liberar esses recursos ainda em 2013 e do governador Silval Barbosa que fez gestão para garantir esses recursos para Alto Araguaia”, disse. Importância do projeto para Alto Araguaia Atualmente o consumo diário de água no município de Alto Araguaia é de cerca de 3 milhões de litros/dia. Assim que as obras de expansão e complementação da rede foram concluídas, outros 800 mil litros serão disponibilizados com a construção dos três reservatórios. A conclusão das obras está sendo aguardada com ansiedade pela população em especial aos moradores residentes nos bairros Maria da Graças e Jardim Novo Araguaia. "A água é essencial”, apontou o prefeito. Reservatórios para evitar transtornos Com as obras iniciadas, o coordenador da Divisão de Água e Esgoto de Alto Araguaia (Divaes), Maury Carneiro, fez um pedido para que os moradores invistam na compra de caixas d’águas para suas residências. O objetivo é evitar transtornos durante a execução das obras. Os investimentos também incluem a implantação de um sistema de filtragem da água, seguindo orientação da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).