Entre os meses de janeiro a abril, oito novos cursos de capacitação por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) estão disponíveis para população de Alto Araguaia (MT) com 135 vagas no total. As oportunidades foram discutidas em reunião nesta segunda-feira (13) entre Sindicato Rural de Alto Araguaia (MT), Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) por meio do Acessuas Trabalho.

Com inscrições já abertas, os primeiros cursos a serem desenvolvidos são de Produção de Ração para Aves na Propriedade, do dia 27 a 29 de janeiro. Voltado especialmente para comunidade do Distrito do Buriti, será oferecido do dia 21 a 31 de janeiro o curso de Produção de Derivados de Leite, requeijões, doces, iogurte e manteiga.

“Os cursos são gratuitos e voltados para a comunidade. É um trabalho que realizamos e buscamos parcerias visando atender e capacitar a população”, frisa o presidente do Sindicato Rural, Luiz Garcia Lopes.

Para se inscrever é necessário ter pelo menos dezoito anos, apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. As inscrições serão realizadas das 8h às 11h e das 13h às 17h, no Sindicato Rural de Alto Araguaia, localizado ao lado da Prefeitura na rua Jerônimo Samita Maia, n° 143, centro.

“Reforçamos esta parceria importante, onde um dos focos do prefeito Gustavo Melo é apoiar o produtor, a agricultura familiar. Essas parcerias são importantes pois vamos capacitar e condicionar à produção, a ter renda e melhorar sua qualidade de vida”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Dias de Freitas.

Ainda, de acordo com o secretário, a parceria entre os órgãos é firmada por meio do Plano Anual de Trabalho (PAT), onde é discutido as demandas de cursos. Ele lembra que é fundamental o comprometimento do participante. “Apesar do curso ser gratuito para comunidade, ele gera custos para o Sindicato e parceiros. E quando o candidato não comparece e a vaga fica aberta, é gerado uma multa para o realizador do curso”, pontua.

 

CURSOS

Produção de ração para aves na propriedade

Data: 27/01  29/01 | 15 vagas

 

Produção de derivados do leite-requeijão, doces, iogurte e manteiga

Data: 27/01 – 31/01 | 15 vagas

 

Produção de mudas em viveiro florestal

Data: 10/02 - 14/02 | 15 vagas

 

Transformação caseira de produtos embutidos, defumados e beneficiamento de carne de frango

Data: 17/02 - 21/02 | 15 vagas

 

Psicultura

02/03 – 06/03 | 15 vagas

 

Associativismo e cooperativismo

Data: 23/03 – 27/03 | 20 vagas

 

Planejamento para implantação do turismo rural

Data: 13/04 – 15/04 | 20 vagas

 

Implantação de trilhas e caminhadas no turismo integrado

Data: 16/04 – 17/04 | 20 vagas

LEIA MAIS