Pasta disponibiliza servidor para cadastramento das informações no site do Ministério da Agricultura.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Abastecimento (SEMAPA) do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) presta consultoria técnica a produtores rurais interessados em obter o Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF), emitido pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (MDA). O apoio com disponibilização de servidor para efetuar o cadastro é feito todas as segundas-feiras na sala da secretaria, no prédio da prefeitura, no centro da cidade.

Para o produtor interessado em obter o Selo Nacional da Agricultura Familiar é necessário apresentar os documentos pessoais, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e listar os itens produzidos na propriedade a serem cadastrados na plataforma do Ministério da Agricultura.

Instituído pela Portaria n° 654/2018, o SENAF promove o fortalecimento do segmento entre consumidores e a população. O selo tem validade de dois anos, com possibilidade de renovação, e pode ser solicitado por agricultores familiares (pessoas físicas) que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), por cooperativas ou associações de pequenos e médios produtores, e por empresas cujos produtos tenham participação relevante da agricultura familiar.

Em setembro, foram entregues 22 selos a produtores que já tinham efetuado o cadastro junto ao site do Ministério da Agricultura com apoio da Secretaria de Agricultura.

LEIA MAIS