Quatro bairros já foram atendidos pela ação, que envolve um veículo de apoio, bombas e três servidores.

Trabalho preventivo seguirá por outras localidades que apresentaram casos confirmados ou suspeitos de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a aplicação de inseticida para combater o mosquito Aedes aegypti no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). O trabalho envolve servidores da Coordenadoria de Vigilância Ambiental que utilizam três bombas e um veículo de apoio. O chamado bloqueio de transmissão consiste em aplicar o veneno nas redondezas da residência de pacientes com suspeita de dengue. O inseticida é adquirido pelo Ministério da Saúde e aos municípios, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A ação começou pelo Bairro da Cohab. A localidade registrou o maior número de casos. Entre janeiro e 17 de abril foram nove, todos confirmados. Posteriormente foram atendidas regiões nos bairros Setor Castro, São Francisco e Boiadeiro. Atualmente o trabalho se concentra na área central da cidade. O município recebeu cerca de 40 litros do inseticida.

O bloqueio é realizado em oito quarteirões a partir da identificação da residência do morador que apresenta sintomas de dengue e nos lugares em que os agentes comprovam a existência de larvas do mosquito. No município, nos primeiros 2017 dias do ano, foram registrados 11 casos da doença.

A secretária de saúde Manoela Nunes de Souza reforçou que o combate à doença depende de cada um, principalmente com a limpeza dos imóveis, dos recipientes com água que, segundo ela, são práticas preventivas simples que fazem a diferença, evitando a procriação do mosquito. “Precisamos manter o alerta contra a dengue. A população tem nos ajudar nessa luta e fazer a sua parte, limpando os quintais e os terrenos”, conclama.

Após a área central do município, os agentes farão o bloqueio no Bairro Gabiroba.

LEIA MAIS