Produtores rurais de todas as regiões participaram da solenidade de entrega dos tratores e equipamentos

O prefeito Gustavo Melo (PSB) entregou na manhã de sexta-feira (21) maquinários e implementos agrícolas para produtores rurais de Alto Araguaia (415 Km de Cuiabá). O ato inédito e de incentivo aconteceu por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA) e reuniu dezenas de produtores de todas as regiões do município no Parque de Exposição Silvio José de Castro Maia. “Nunca houve um investimento com uma entrega dessa envergadura para a agricultura familiar”, afirmou o gestor.

Foram entregues três tratores com conjuntos de grades aradoras, grades niveladoras, carretas, plantadeiras, roçadeiras e lançadores de calcário. O investimento total foi de R$ 670.312,00 por meio de Ministério da Agricultura, emenda do senador José Medeiros (PODE) e contrapartida do município no valor de R$ 141.628,33 em recursos próprios.

O prefeito ressaltou que a mecanização do campo traz mais agilidade nas atividades rurais, reduz o tempo de trabalho dentro de hortas e áreas de pastagens e, ainda garante melhores condições para o repasse de conhecimentos técnicos aos agricultores familiares. O objetivo com a entrega dos equipamentos é impulsionar a produção agrícola local, que nunca na história do município recebeu investimentos e apoio técnico como agora por meio da Secretaria de Agricultura.

“É com muita alegria que participamos deste momento ímpar. Quero agradecer ao ministro da Agricultura Blairo Maggi, o senador José Medeiros que destinou emenda para compra de uma dessas patrulhas mecanizadas e reforçar o trabalho de gestão dos deputados federais Carlos Bezerra, Fábio Garcia e Adilton Sachetti para que os demais tratores e equipamentos fossem liberados para Alto Araguaia. É uma conquista enorme para o município de Alto Araguaia, principalmente para o pequeno produtor. É compromisso da nossa gestão e juntos vamos desenvolver ainda mais”, disse o prefeito.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Abastecimento, João Dias, mora há 31 anos no município de Alto Araguaia e lembrou que nunca tinha visto um investimento tão grande de incentivo a agricultura familiar na cidade. “Sem dúvida foi um marco na história de Alto Araguaia. Nunca presenciei um investimento dessa envergadura. O prefeito Gustavo tem fortalecido a agricultura familiar. As patrulhas rurais serão disponibilizadas ao produtor com o objetivo de fortalecer a agricultura e dar condições de aumentar a produção e dar mais qualidade de vida porque terão uma receita melhor. Esse é apenas um dos projetos para os produtores dos muitos que estão por vir”, ressaltou o secretário.

Dezenas de produtores rurais de todas as regiões rurais participaram da solenidade. Todos ressaltaram a importância dos investimentos e elogiaram a administração. “É de suma importância porque temos inúmeros produtores. Esses maquinários vêm melhorar a renda familiar e diversificar a cultura”, observa o produtor Durval Júnior.

“A entrega dos maquinários é de suma importância. Eu vejo assim. Sou um pequeno produtor. A gente vê a dificuldade. É um excelente maquinário. Tudo de primeira para servir os produtores. Parabéns a prefeitura e aos envolvidos. Parabéns ao prefeito e aos pequenos produtores que agora vão ter esse benefício para suas propriedades”, ressalta o produtor Lucas Rafael.

Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1

LEIA MAIS