Assecom/AIA

Nesta segunda-feira (09), o prefeito de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), Gustavo Melo (PSB) e vereadores, estiveram reunidos com representantes do Corpo de Bombeiros Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O encontro possibilitou discutir a implementação dos serviços do Samu e os ajustes finais para a inauguração da Unidade Operacional de Companhia Independente do Corpo de Bombeiros no município.

A proposta apresentada pelo Coronel Tenente BM Alcides Domingues juntamente com o Coordenador Regional do Samu, Heusnan Freitas, é reunir informações, verificar o local e habilitá-lo com parceria da prefeitura. “Trouxemos as informações para buscar uma qualidade no atendimento conforme a população necessita, e buscar parceria para que o município tenha recurso estadual e federal para implementar o serviço”, disse Alcides. A regional do Samu (Rondonópolis) é a única do Estado que atua em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Quanto a inauguração da unidade do Corpo de Bombeiros em Alto Araguaia, o Tenente Cel. Alcidez comenta que será próximo da solenidade do Dia do Bombeiro, em dezembro. “A proposta do nosso Comandante Geral, é de inaugurar próximo do dia 02 de dezembro.  Vamos marcar a data de acordo com a agenda do governador e confirmar”, pontua. A base local entre o espaço e os móveis foi viabilizada pela prefeitura.

De acordo com o coordenador regional do Samu, Heusnan Freitas, a vinda até o município vem para assessorar o gestor do executivo a habilitar o serviço. “Fomos solicitados pelo prefeito para conhecer e viabilizar a implantação do Samu em Alto Araguaia. Entramos em contato com o Ministério da Saúde e o município está apito a implantar a unidade, inclusive já tem uma ambulância. Agora é selecionar e capacitar a equipe que irá desenvolver o serviço e alimentar o sistema”, afirma o coordenador.

Durante a reunião, o prefeito municipal, Gustavo Melo, disse que é a vontade da gestão em colocar o Samu em funcionamento com o Corpo de Bombeiros. “A unidade é uma antiga necessidade e pedido dos araguaienses e de toda a região. É isso que nós queremos e vamos trabalhar para que os serviços iniciem o mais rápido. Com certeza Alto Araguaia terá um avanço com mais estes serviços”, disse.

REPRESENTANTES

Participaram do encontro, os secretários municipais, Milton Lima (Obras e Infraestrutura), Moisés Rezende (Saúde), Priscila Dourado (Assistência Social) e Kátia Almeida (Educação e Esportes). Ainda estiveram presentes os vereadores José Airton (PDT), Paulo Lopes (PSDB), Vanderlei Marques (PSB), Deusdete Xixica (PSB), Marco Aurélio (PR), André Leal (PSC), Jorge Melo (SD), Henrique Pyter (PSB) e Marilzan Nunes (PR). 

LEIA MAIS