Foto: Julia Oviedo | G-Com-MT

É a segunda vez que o município leva pacientes para a caravana.

Em Rondonópolis (MT), cerca de vinte pacientes araguaienses participam da 11ª edição da Caravana da Transformação. Desenvolvida pelo Governo de Mato Grosso, o evento tem como objetivo fazer o atendimento oftalmológico com a cirurgia de catarata e pterígio. Os pacientes são acompanhados de dois profissionais da saúde do município, onde nesta segunda-feira (04), vários já passaram por cirurgia. Esta é a segunda vez que pacientes do município são encaminhados pela prefeitura para a caravana.

O atendimento aos moradores de Alto Araguaia, foi possível através da ação da Prefeitura, na qual a alimentação, com café da manhã, almoço e viagem é fornecida pelo executivo municipal. No próximo sexta-feira (08), mais um grupo de pessoas estarão na Caravana para realizar a cirurgia de pterígio.

Para o paciente araguaiense, Wilson Irange, 71 anos, todo o atendimento desde o processo de triagem em Alto Araguaia até o município de Rondonópolis foi excelente. “Fui muito bem atendido, fiz a cirurgia rápido, sem esperar muito. Antes disso, eu buscava tratamento em Mineiros (GO). Todos estão de parabéns pelo trabalho”, disse Wilson. O paciente tinha problemas de catarata.

Conforme explica o coordenador de saúde de Alto Araguaia, Carlos Alberto Lima, o número de pacientes encaminhados aguardava uma fila de espera. “Existe um sistema de regulação por parte do governo, onde só é aceito pessoas com idade mais velha e que possuía tempo maior de espera. Há uma demanda que aos poucos conseguimos diminuir”, pontua.

A CARAVANA - Com início no domingo (03), a Caravana será estendida até o dia 17 de dezembro. Os atendimentos são oferecidos para pessoas acima dos 55 anos em caso de catarata ou acima dos 30 anos em caso de pterígio grau II. O evento promove ainda mais de 60 serviços gratuitos, entre eles a confecção de documentos pessoais, cortes de cabelo, inscrição para cursos profissionalizantes, palestras, exposições e outras atividades.

Além de Alto Araguaia, outros 18 municípios participam da caravana, sendo eles: Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Rondonópolis, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

 

 

Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1

LEIA MAIS