Objetivo é capacitar e proporcionar aumento e fonte extra de renda.

De forma gratuita, mulheres do Serviço de Proteção Integral a Família (Paif) de Alto Araguaia (MT), receberam curso de fabricação de danete e de requeijão cremoso natural. O objetivo do programa é capacitar mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade social para que possam ter aumento e fonte extra de renda.

Conforme explica a técnica de alimentos, Luzia Amélia Souza de Freitas, o curso requer materiais simples e de baixo custo. “São receitas básicas. Se tiver capricho e qualidade, o que você fizer de comer, vai ter venda”. Na ocasião, as integrantes também receberam orientações de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF), como higiene e reaproveitamento de alimentos.

Durante o curso, as participantes produziram 500 gramas de requeijão, e 58 copos de 200 gramas de Danete com farofa de amendoim. Ainda de acordo com a profissional, cada copo pode ser vendido por três reais, gerando um lucro de cem reais por receita.

O Paif é desenvolvido quinzenalmente através do Centro de Referência e Assistência Social (Cras). As integrantes participam de palestras, cursos e dinâmicas que desenvolvam a relação interpessoal, familiar e a autoestima.

 

Receitas

REQUEIJÃO CREMOSO

2 Litro de Leite;

1 Xicara de café de vinagre de maça;

6 Colheres de sopa de margarina;

Sal a gosto;

MODO DE PREPARO

Leve o leite ao fogo até ferver. Desligue o fogo e reserve uma xícara de chá de leite. No restante, acrescente o vinagre deixando descansar por 10 minutos. Coe a massa para separar o soro, em seguida, bata a massa coada, a margarina, o sal e o leite reservado, até que toda a substancia fique homogênea. Despeje em um recipiente com tampa e leve à geladeira.

O requeijão fica com uma textura semelhante ao da margarina. Para uma textura mais liquida é só acrescentar mais leite morno na hora de bater no liquidificador. Essa receita rende 500 gramas de requeijão cremoso que pode durar até 15 dias na geladeira.

DANETE COM FAROFA DE AMENDOIM

4 Litros de leite;

16 Colheres de sopa de milho;

2 Latas de leite condensado de 395 gramas;

1 saco de 500 gramas de amendoim sem sal;

½ Barra de chocolate meio amargo;

16 Colheres de Nescal;

16 Gotas de essência de baunilha;

2 Latas de creme de leite;

1 Xícara de chá de açúcar;

MODO DE PREPARO

Dilua o amido de milho em um recipiente com água e reserve. Leve o leite ao fogo até o fervor, acrescentando em seguida as latas de leite condensado. Em seguida, misture o amido já dissolvido, mexendo até a fervura. Com o fogo já desligado, misture o Nescal e a essência de baunilha. Corte o chocolate em pedaços pequenos. Por ser uma quantidade grande, e necessário que bata aos poucos o chocolate meio amargo, o creme de leite e a mistura da panela, no liquidificador. No final, misture tudo em um recipiente grande a fim de deixar todo o Danete homogêneo e leve à geladeira. Bata o amendoim já torrado e sem cascas no liquidificador com o açúcar. Em seguida, sirva como preferir. A receita rende em média 5 litros de Danete.

 

LEIA MAIS