Aplicada em recém-nascido, a BCG previne contra a tuberculose, com a imunização para hepatite B.

Com a falta de vacina BCG (Bacilo de Calmette & Guérin ) nas unidades de saúde em todo o país, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia estabeleceu um cronograma para vacinação.  De acordo com a coordenação da Atenção Básica do município, Alto Araguaia recebeu apenas três frascos, o equivalente a 20 doses cada. A distribuição é realizada pelo Ministério da Saúde.

“Após aberta, a validade de cada frasco é de apenas seis horas. Por esse motivo, para ter maior aproveitamento e conseguir vacinar todas as crianças que precisam, fizemos um cronograma de vacinação diferenciado para melhor aproveitamento dos fracos”, explica o coordenador Cleomar Vilela.

CRONOGRAMA – A vacinação acontece na terça-feira (13), das 13h às 17h. Os pontos são nas Unidades Básicas de Saúde Celso Siqueira França (Centro) e Vanessa Welter (Bairro Aeroporto).

BCG-  A vacina é obrigatória e deve ser tomada após o nascimento do bebê, até o primeiro mês de vida. Segundo O Ministério da Saúde a vacina é indicada para prevenir formas graves da tuberculose (miliar e meníngea) em crianças com menos de cinco anos de idade, mais frequentes em menores de um ano. E ainda, após aberta a vacina deve ser utilizada no prazo máximo de seis horas. O prazo de validade é indicado pelo fabricante e deve ser respeitado rigorosamente.

LEIA MAIS