Foto Reprodução Internet

A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite teve início em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 95% do público alvo até o dia 31 de agosto, sendo crianças com idade entre 01 ano e menores de 5 anos, público mais suscetível a complicações de ambas as doenças.

No município, a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde. Até o final do mês, a campanha também percorre a zona rural. O esquema vacinal para o sarampo é de uma dose aos 12 meses com um reforço aos 15 meses. A vacina tríplice viral protege também contra rubéola e caxumba. Já para poliomielite, é composto por três doses, sendo aos 2, 4 e 6 meses com reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

“A secretaria promove a ação e precisamos da colaboração dos pais para que levem suas crianças aos postos mais próximos afim de receber a dose. O nosso objetivo é garantir a imunização contra doenças”, pontua a secretária de Saúde, Manoela Nunes. O dia D da campanha está marcado para o dia 18 de agosto.

Conforme explica a SMS, a vacinação será feita de forma indiscriminada afim de imunizar todas as crianças na faixa etária estabelecida. Àquelas que o esquema vacinal está completo devem receber mais um reforço. Dúvidas e mais informações serão orientadas em cada Unidade Básica de Saúde.

LEIA MAIS