A campanha “Agosto Dourado” mostra a importância de amamentar os bebês até pelo menos os seis meses de idade. Atento à causa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio do Centro de Reabilitação Caio Hugueney em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) deu início às ações de conscientização da Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Ao reunir dezenas de servidores da área da saúde, mães em gestação e com filhos em idade de amamentação, a SMS promoveu a abertura da campanha nesta segunda-feira (06). Para o evento, a pediatra e consultora internacional da amamentação, Virgínia Beatriz Resende palestrou sobre a importância e cuidados com a mãe no pré e pós-natal.

“A amamentação é uma campanha que visa o amor, a saúde e o vínculo entre mãe e filho. Para o município é importante trabalhar com a prevenção pois todo mundo ganha, a mãe, a criança, os profissionais de saúde, o governo” pontua Shirley Lopes, coordenadora do evento no município.

A amamentação é indicada no mínimo até os seis meses de vida para um crescimento forte e saudável do bebê, já que o leite materno contém componentes que protegem a criança de diversas doenças. De acordo com a Drª Virginia Beatriz Resende, crianças amamentadas adoecem menos e o índice de mortalidade é menor quando é amamentado. “Quando se amamenta, são várias as vantagens, como proteção contra infecção, ganho de peso adequado, maior inteligência” conclui.

Para a participante do evento Edine de Oliveira Taques, a amamentação está ligada à boa nutrição. “Minha filha tem um ano e quatro meses e é extremamente saudável graças a amamentação adequada”, diz.

LEIA MAIS